Proteção para manuseio de produtos na indústria de alimentos: 5 soluções de segurança

Braços com luvas verdes de produção.

A segurança é um aspecto muito importante de qualquer atividade laboral. Contudo, quando se trata da indústria alimentícia, os cuidados devem ser ainda maiores, pois uma eventual falha não só pode comprometer a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, mas também pode ter consequências sérias para os próprios consumidores. Além disso, tanto nas operações com as máquinas quanto durante o manuseio de matérias-primas, cada etapa dessa cadeia produtiva oferece aos seres humanos inúmeros riscos mecânicos, químicos e biológicos.

Por isso mesmo, a indústria de alimentos representa um setor complexo em termos de normas e fiscalizações, as quais têm por finalidade garantir a qualidade e a segurança dos produtos e a integridade física de todos os envolvidos nos processos. Tais ações estão assentes nos cuidados com as matérias-primas utilizadas e também em um conjunto de procedimentos relativos à manipulação, fabricação e acondicionamento dos produtos até a disponibilização para o consumidor final.

Nesse contexto, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é fundamental. Nos vários setores da cadeia produtiva, eles cumprem uma dupla função: mantêm a higiene dos alimentos e garantem a segurança dos trabalhadores, reduzindo riscos e a gravidade dos acidentes de trabalho. Lesões por corte, infecções por agentes químicos ou danos mecânicos devido à operação de máquinas são alguns dos acidentes mais comuns no setor que podem ser evitados ou minimizados com o uso de EPIs adequados.

Elemento principal tratando-se de proteção ao trabalhador, o fornecimento de EPIs adequados aumenta a produtividade da indústria alimentícia. Afinal, os acidentes de trabalho causam interrupções na cadeia de produção, afastamento de funcionários e até indenizações. Além disso, ao protegerem também os produtos, evitando, por exemplo, o contato direto com agentes infecciosos, os equipamentos de segurança evitam descartes na produção.

Pensando nisso tudo, a Ansell criou uma linha de soluções de vestuário devidamente certificada, que inclui aventais, mangotes e roupas para todos os tipos de aplicações especificamente voltadas para as necessidades dos trabalhadores que recebem, processam ou embalam alimentos.

No post de hoje, apresentamos cinco dessas soluções de segurança desenhadas para a indústria alimentícia. Vem com a gente conferir o que cada uma tem a oferecer para a sua equipe!

AlphaTec® 37-210

Luva Azul da AlphaTec

Esta luva de nitrito de 8 mil reutilizável apresenta um alto desempenho graças à tecnologia UltraGrip™, um inovador padrão diamante em alto relevo.

Certificado de Aprovação (CA) n.º 33.858

Principais características:

– Aprovada para contato direto com alimentos, é 100% sem látex, sendo, por isso, adequada às normas internacionais para o manuseio de alimentos, tais como as da agência norte-americana FDA, a Food and Drug Administration (21 CFR 177.2600). No Brasil, cumpre os requisitos da RDC n.º 26/2015, norma que lista o látex como um dos principais alergênicos. O nitrilo presente na AlphaTec® 37-210 é um material que não contém proteínas do látex e apresenta risco ínfimo de reações alérgicas.

– A borracha nitrílica garante ainda alta resistência química a óleo, combustível, tintas e solventes orgânicos.

– Com uma duração acima da média, a AlphaTec® 37-210 é até três vezes mais resistente à punção.

– Sem flocos, para evitar o risco de contaminação de alimentos.

Aplicações:

Processamento de laticínios, frutas e legumes, aves e refeições preparadas.

AlphaTec® Solvex® 37-185

Luva Verde da AlphaTec

Oferece proteção versátil e eficiente contra uma ampla gama de produtos químicos e proporciona excelente conforto para o usuário.

CA n.º 12.598

Principais características:

– Sem flocos de algodão internos, a AlphaTec® Solvex® 37-185 reduz o risco de contaminação por fiapos. Por isso, é ideal para áreas de produção sensíveis à introdução de impurezas externas.

– Conta com acabamento granulado antiderrapante que proporciona melhora na aderência durante o manuseio de produtos. Isso diminui os custos indiretos, graças à menor quantidade de refugo de peças frágeis.

– Indicada mesmo para as tarefas mais pesadas, oferece proteção muito superior contra farpas, abrasão e perfuração se comparada às luvas de borracha ou neoprene.

– Totalmente reutilizável, oferece uma resistência inigualável contra abrasão.

– Produzida em nitrilo e livre de látex, está em conformidade com os requisitos da FDA relativos ao manuseio de alimentos, bem como com as normas brasileiras.

Aplicações: Processamento de alimentos, fabricação de metal, petróleo e gás e indústria química.

VersaTouch® 72-400

Luva Azul VersaTouch

Com excelente custo-benefício, a VersaTouch® 72-400 alia máxima proteção ao corte e alta durabilidade.

CA n.º 34.027

Principais características:

– Sem látex, produzida em fibra de vidro, aço inoxidável, hppe, poliéster e lycra, apresenta uma estrutura tricotada.

– Com um desenho de peso leve/médio, a VersaTouch® 72-400 proporciona maciez e flexibilidade para um uso confortável por longos períodos de tempo.

– Luva ambidestra.

– É lavável na máquina (com sabão não corrosivo), sem alterar o desempenho e a durabilidade. A sua fibra de elastano mantém um ajuste confortável, mesmo após diversas lavagens.

– Em conformidade com os requisitos da FDA para o manuseio de alimentos.

Aplicações:

Processamento de alimentos – depenar e esfolar, fatiar e cortar, cozinhar, fritar e assar. Armazenamento de carnes embaladas, armazenamento e transporte e manutenção/reparo de equipamentos.

Powerflex® 80-400

Luva verde e azul da PowerFlex

Com excelente isolamento devido ao seu forro felpudo térmico, proporciona um manuseio confortável mesmo a baixas temperaturas.

CA n.º 16.083

Principais características:

– Na cor amarelo vibrante, proporciona alta visibilidade, sendo ideal para condições de baixa visibilidade.

– Com um revestimento de látex naturalmente isolante, garante excelente proteção contra o frio, proporcionando conforto e proteção para o usuário em temperaturas de até -15ºC (contato prolongado) e de até -30ºC (contato rápido ou intermitente). Ideal para manuseio de produtos já embalados ou congelados.

– A palma conta com uma textura na cor azul que proporciona aderência extra, úmida e seca.

– Design ergonômico para ajuste, conforto, flexibilidade e destreza superiores.

– Oferece ainda proteção para manipular peças quentes de até 250°C por 15 segundos.

Aplicações:

Envio e carregamento de produto e utilização em áreas externas e frias, como frigoríficos.

AlphaTec® 56-802

Homem com avental azul da AlphaTec

Óleo, graxa, produtos químicos… o avental AlphaTec® 56-802 ajuda os trabalhadores a se manterem limpos e ao mesmo tempo protegidos contra substâncias nocivas. Macio, confortável e fácil de limpar, está disponível em quatro cores: branco, amarelo, azul e vermelho.

CA n.º 40.795

Principais características:

– A concepção de poliuretano Endurosaf™ é forte, robusta e oferece excelente resistência a rasgos e perfurações, ao mesmo tempo em que permanece flexível a baixas temperaturas.

– As correias de pescoço e cintura seladas dieletricamente, mantém-se limpas com facilidade e são resistentes a rasgo.

– A tira do pescoço conta com uma fivela de plástico ajustável não-corrosiva e não-absorvente, proporcionando ajuste mais confortável.

– Tamanhos adaptáveis a uma ampla variedade de usuários.

Aplicações:

Acondicionamento de filés e carne moída, enlatamento, engarrafamento, armazenamento e transporte, manutenção/reparo de equipamentos, instalação de desinfecção e sanitização e transferência de líquidos.

É essencial que o uso de equipamentos como aqueles aqui citados seja implementado em todos os estágios para garantir que uma cadeia produtiva segura para consumidores e trabalhadores.

Há 28 anos no mercado, a Corsul é referência no fornecimento de equipamentos de segurança, buscando o que há de mais moderno e inovador para seus clientes.

Você pode adquirir os produtos da Ansell apresentados neste post em uma de nossas lojas ou faça seu orçamento agora mesmo clicando aqui.

Até o próximo post!

Corsul – O que fazemos envolve você