Proteção mecânica dos membros superiores: quais produtos devo usar?

Homem com luvas da Ansell

Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT), elaborado pela Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, 35% dos acidentes ocupacionais registrados acontecem nos membros superiores. Destes, 60% acometem mãos, dedos e punhos. Ao todo, cerca de 250 mil acidentes de trabalho com as mãos são registrados anualmente no Brasil e muitos deles (cerca de 135 mil) deixam as vítimas incapacitadas.

Considerando esses números preocupantes, pode-se afirmar que a mão é uma das partes do corpo humano mais vulneráveis para os trabalhadores. Trata-se de um órgão responsável por inúmeras funções no nosso dia a dia – tanto assim é que muitos especialistas a consideram tão importante quanto o próprio cérebro. No trabalho e na vida em geral, movimentos executados pelas mãos, como os movimentos de pinça e de preensão, são importantíssimos para qualquer pessoa. Incapacitar esse órgão significa não só impossibilitar o trabalhador para realizar as atividades na empresa, mas também fora dela.

No trabalho, as mãos e os membros superiores são sujeitos a ameaças mecânicas, como atritos, que podem causar cortes e escoriações; pontos de superaquecimento, que podem causar queimaduras em menor ou maior grau; dermatites, alergias e contaminações químicas ou biológicas, devido ao contato direto com determinados produtos; além de máquinas e ferramentas manuais que podem causar desde lesões e cortes a outros ferimentos mais graves.

Muitos desses acidentes de trabalho poderiam ser evitados ou atenuados significativamente como o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), associado à obediência às normas de segurança da empresa. O fornecimento é uma responsabilidade de quem contrata, cabendo aos funcionários um uso responsável e cuidadoso desses equipamentos.

Pensando nessa importância que a correta proteção dos membros superiores tem para o ambiente laboral, no post de hoje, apresentamos quatro equipamentos essenciais para a proteção individual de mãos e braços. Desenvolvidos pela Ansell, todos possuem Certificado de Aprovação (CA) de Equipamento de Proteção Individual emitido pela Secretaria de Trabalho (Ministério da Economia).

Continue a leitura e saiba por que estes são equipamentos essenciais para a segurança no trabalho!

HyFlex® 11-840

A luva industrial HyFlex® 11-840 da Ansell é um equipamento de alta durabilidade, ideal para uso prolongado mesmo em aplicações abrasivas.
CA: 33.392

Principais características:

– A HyFlex® 11-840 tem revestimento em espuma de nitrilo, exclusivo da Ansell. Ele garante 20% mais porosidade do que outras fórmulas. Por isso, esta luva deixa as mãos mais frescas, mais secas e com menos transpiração.

– Com um design mais ergonômico, a HyFlex® 11-840 adapta-se à palma da mão como uma segunda pele, garantindo destreza durante a execução das tarefas, além de maior conforto e tatibilidade. O tricô otimizado, presente na base e no dedo mínimo, nas pontas dos dedos e na palma da mão, adapta-se aos contornos naturais do usuário.

– A HyFlex® 11-840 não contém silicone, assim não apresenta risco de transferências de contaminantes de silicone para peças de metal antes da pintura.

Indústrias primárias: Aeroespacial, automotiva, máquinas e equipamentos e fabricação de metal. Ideal para manuseio em geral, montagem de peças pequenas, seleção e aperto de componentes e sistemas de ajuste e aparafusamento.

HyFlex® 11-840

HyFlex® 11-818

A luva profissional HyFlex® 11-818 da Ansell é 15% mais leve e proporciona maior conforto e sensibilidade tátil. CA 33.395

Principais características:

– A HyFlex® 11-818 conta com um forro macio e confortável de nylon e elastano, com 18 pontos por polegada.
Essa estrutura proporciona uma sensação confortável de “segunda pele”.

– A tecnologia de conforto ZONZ™ faz com que as costuras na ponta dos dedos e na palma da mão adaptem-se aos contornos naturais da mão humana.

O revestimento de espuma de nitrilo ultrafina FORTIX™, com apenas 0,7 mm, proporciona pega aprimorada em ambientes secos. A durabilidade é duas vezes maior do que outros revestimentos equivalentes. Além disso, a espuma de nitrilo é 20% mais respirável do que outras formulações. As mãos ficam mais frescas e mais secas.

– Pode ser higienizada para remoção de sujeiras, vírus e bactérias, garantindo mais segurança e saúde ao usuário.

– Alto grau de proteção contra abrasão.

Indústrias primárias: Automotiva, máquinas e equipamentos e química. Pode ser usada em inúmeras tarefas, desde carga e descarga de caminhões e veículos até abertura de fornalhas, escoamento de bombas, válvulas etc.

HyFlex® 11-818

EDGE® 48-702

A luva EDGE® 48-702 da Ansell é solução de segurança com ótimo custo-benefício, proporcionando excelente aderência, durabilidade e destreza. CA: 33.860

Principais características:

– Na EDGE® 48-702, o revestimento e forro respiráveis garantem altíssimo nível de conforto para o usuário.

– Conta com uma espessura mínima na altura da palma da mão, mais fina do que a maioria das luvas revestidas de borracha nitrílica.

– Ideal para tarefas que exigem resistência ao corte e abrasão em ambientes secos ou ligeiramente oleosos.

Indústrias primárias: Automotiva, máquinas e equipamentos, fabricação de metal e petróleo e gás. Pode ser usada no manuseio de peças e chapas de metal levemente oleosas, montagem de peças de metal e componentes e nas tarefas de manutenção em geral.

EDGE® 48-702

HyFlex® 11-251

Com um design inovador sem costuras, o mangote de proteção HyFlex® 11-251 da Ansell garante um caimento excelente, sendo a escolha número 1 para um conforto que duradoura e uma segurança imbatível. CA: 39.995

Principais características:

– A HyFlex® 11-251 conta com abertura para o polegar, proporcionando ajuste e conforto ideais. No bíceps, os acabamentos especiais de malha mantêm o equipamento no lugar.

– Com tecnologia INTERCEPT™ de resistência ao corte, o magote HyFlex® 11-251 é feito de fio preto, livre de silicone, sendo adequado para pinturas e processos de acabamento. Além disso, funciona em combinação com qualquer luva HyFlex® resistente ao corte.

HyFlex® 11-251

Indústrias primárias: Automotiva, indústria de autopeças, máquinas e equipamentos e fabricação de metal. Pode ser usado em tarefas como operações em oficinas de prensagem, manuseio de painéis e chapas de metal, manuseio de peças com arestas afiadas e ásperas, reparo e substituição de vidro e ajuste de painéis, peças e componentes, entre outras.

Há 28 anos no mercado, a Corsul é referência no fornecimento de equipamentos de segurança, buscando o que há de mais moderno e inovador para os seus clientes.

Você pode adquirir os produtos da Ansell apresentados neste post em uma de nossas lojas ou faça seu orçamento agora mesmo clicando aqui.

Até o próximo post!

Corsul – O que fazemos envolve você