Preencha todas as folgas entre a porca e o parafuso com o Trava Roscas Loctite®

Pessoa com o Loctite na mão, usando o produto em uma máquina.

De modo geral, as montagens rosqueadas falham por dois motivos: pela perda de tensão do parafuso e pelo autoafrouxamento.

A perda de tensão está essencialmente associada às seguintes situações: alteração permanente no comprimento do parafuso no sentido de seu eixo, afrouxamento do próprio substrato, como em superfícies vedadas de flanges, ou alterações de temperatura. Essas situações reduzem a tensão do parafuso, cansando uma perda na força de aperto residual.

Já o autoafrouxamento da montagem ocorre basicamente com a exposição a vibrações ou a ciclos térmicos. Normalmente, existe cerca de 15% de contato metal com metal em uma montagem entre um parafuso e uma porca. Os 85% restantes são preenchidos por ar, que é precisamente o que gera as folgas. Quando submetidas à vibração, essa folga perde movimentação, resultando em autoafrouxamento, frequentemente entre 50 a 100 ciclos, e em perda de tensão de aperto.

As falhas nas montagens rosqueadas representam um sério problema de segurança, que pode levar a prejuízos financeiros e até a danos humanos. Embora existam alguns métodos de evitar essas falhas, nenhum se mostra tão eficaz quanto o Trava Roscas Loctite®, uma tecnologia exclusiva sob a forma de um adesivo líquido que preenche completamente as folgas entre as roscas. Neste post, mostramos as principais vantagens associadas ao produto e, por fim, como usá-lo. Continue a leitura para saber mais!

Vantagens de usar Trava Roscas Loctite®

A seguir, comparamos o Trava Roscas Loctite® com quatro diferentes soluções de travas mecânicas disponíveis no mercado e mostramos como o adesivo líquido é superior a todas elas.

#1 Trava Roscas Loctite® vs. arruelas de pressão

As arruelas de pressão costumam ser usadas como solução para as montagens rosqueadas e para o travamento dos elementos de fixação. Elas aumentam um pouco a tensão, mas as folgas não são eliminadas, permanecendo na estrutura. Lembra daqueles 85% de ar que mencionamos de início? São eles, em grande parte, os responsáveis pelo autoafrouxamento. O Trava Roscas Loctite® é um adesivo líquido que preenche o espaço vazio, elimina o ar e, com isso, todas as folgas. As montagens ficam unificadas, reduzindo significativamente o afrouxamento por vibração.

Além disso, as arruelas de pressão podem prejudicar o contato das superfícies e corroer a montagem. Já o Trava Roscas Loctite® apresenta vedação completa contra corrosão. Enquanto as arruelas de pressão exigem a manutenção de um grande inventário, o nosso produto reduz o custo do inventário, pois um único frasco de 50g pode ser usado para todos os tamanhos de rosca.

#2 Trava Roscas Loctite® vs. parafuso com flange estriada

Os parafusos com flange estriada exigem flanges de parafusos com superfícies maiores, já o Trava Roscas Loctite® pode ser usado para todos os tamanhos de flange.

Do mesmo modo, os parafusos estriados afrouxam na superfície, perdendo a tensão de aperto e não preenchendo as folgas. Já a solução da Loctite® preenche todas as folgas e unifica a montagem, prevenindo o afrouxamento por vibração. Além disso, os parafusos são caros, corroem a montagem e podem danificar a superfície de contato, enquanto o nosso produto tem um baixo custo por aplicação, oferece vedação contra corrosão e não causa qualquer dano às estruturas.

#3 Trava Roscas Loctite® vs. porca com inserto de nylon

As porcas com inserto de nylon exigem torque para garantir o contato do inserto de nylon com a superfície do parafuso. Já com o Trava Roscas Loctite® basta aplicar o produto sem esforço e pronto!

Com as porcas, as folgas aumentam ao longo do tempo. O adesivo líquido, por sua vez, é capaz de preencher todas as folgas, formando um Termofixo Plástico que não afrouxa. Se as porcas de nylon, desgastam a rosca ao apertar, o produto da Loctite® previne o desgaste.

Em termos de custo-benefício, as diferenças também são nítidas. O Trava Roscas é muito mais vantajoso, pois reduz o custo do inventário, podendo um único frasco ser usado para todos os tamanhos de rosca.

#4 Trava Roscas Loctite® vs. contra porca

A porca adicional não preenche todas as folgas: com o tempo, ocorre o inevitável afrouxamento por vibração. Já Trava Roscas Loctite® preenche o ar e elimina todas as folgas, unificando a montagem e prevenindo o afrouxamento por vibração.

Usar o contra porca representa o dobro do custo. Além de oferecer proteção contra corrosão, o que esta outra solução não oferece, o Trava Roscas reduz o custo do seu inventário.

Como usar o Trava Roscas Loctite®

Quando entra em contato com o metal e na ausência de ar, o Trava Roscas Loctite® transforma-se em um plástico termostático, resistente e sólido. O adesivo cria, assim, uma conexão interfacial, entranhando-se completamente nas rugosidades da superfície metálica e evitando qualquer movimento das roscas. Com isso, o problema é erradicado na raiz, precisamente onde ele aparece: nas roscas.

Vejamos, no passo a passo a seguir, como é fácil usar o produto.

Passo 1: Depois de limpar o parafuso com um desengraxante, aplique um primer e deixe secar por alguns segundos.

Passo 2: Em seguida, aplique Trava Roscas Loctite®. Bastam algumas gotas nas roscas fêmeas e nas roscas dos parafusos. Depois, aperte os parafusos normalmente com a chave apropriada. Pronto! O parafuso agora está seguro com Loctite®!

Ao preencher os vales das roscas e evitar o movimento lateral, os trava roscas da Loctite® aumentam consideravelmente a confiabilidade das montagens dos elementos roscados. Com uma tecnologia exclusiva, o produto proporciona uma maior resistência à temperatura, uma maior tolerância ao óleo e um melhor rendimento, a baixo custo e com uma fácil aplicação.

A Henkel Adhesive Technologies, que produz Trava Roscas Loctite®, é o principal fornecedor de adesivos, vedantes e revestimentos funcionais em todo o mundo. A boa notícia é que o Trava Roscas Loctite® podem ser encontrados na Corsul. Nós estamos há 28 anos no mercado e somos referência no fornecimento de soluções industriais e equipamentos de proteção individual,, buscando precisamente o que há de mais moderno e inovador para os nossos clientes.

Não deixe que um pequeno parafuso se transforme em um grande problema. Você pode adquirir o Trava Roscas Loctite® em uma de nossas lojas ou faça seu orçamento agora mesmo clicando aqui.

Até o próximo post!

Corsul – O que fazemos envolve você