7 razões para usar a fita VHB™ na fixação mecânica

Homem com uma caneta em uma mão e nã outra a Fita VHB 3M

A sigla “VHB” é marca registrada da empresa 3M™ para a linha de fitas de dupla face acrílicas. Devido à sua qualidade, essa linha é uma referência tão importante no mercado a ponto mesmo de ter tornado uma designação genérica para esse tipo de produto – de fato, as fitas de outras marcas muitas vezes também são chamadas de “fitas VHB”. A sigla em questão é formada pelas iniciais de três palavras em inglês: very – muito; high – alta; bond– colagem.

Portanto, como o próprio nome indica, trata-se de um material que permite uma colagem extremamente resistente. Principalmente devido a esta característica baseada em uma tecnologia exclusiva, as fitas VHB™ estão sendo cada vez mais utilizadas em diversos processos de montagem e colagem para substituir os fixadores mecânicos tradicionais, tais como parafusos, pregos, rebites e soldas.

Além desse alto grau de colagem, outra vantagem das fitas acrílicas está ligada ao fato de que elas podem ser utilizadas em processos envolvendo uma vasta gama de materiais, desde alumínio e aço, passando pelo vidro e pelo plástico até as superfícies pintadas e revestidas.

Mas as vantagens não ficam por aqui. A seguir, neste post, nós analisamos as características das fitas VHB™ da 3Mtm e mostramos 7 razões pelas quais elas têm se mostrado a alternativa mais viável aos sistemas de fixação mecânica, mesmo nos processos mais exigentes que você possa imaginar. Vem conferir!

 

#1 Resistência e durabilidade

Um aspecto muito importante a se levar em conta ao escolher a fita VHB™ é que, com o tempo, as cargas dinâmicas e as vibrações fazem com que os parafusos e rebites fiquem frouxos, se soltem ou gerem ruídos incômodos. Com a tecnologia VHB™, esses problemas são evitados.

Além dessa resistência ao fator tempo, devido ao alto nível de fixação, as fitas acrílicas oferecem resistência a outras intempéries, como água, umidade, sujeira, poeira, produtos químicos, luz UV, solventes e outras condições ambientais adversas.

 

#2 Aderência máxima em pouco tempo

As fitas VHB™ da 3M™ são sensíveis à pressão e possuem um prazo para atingimento da maior performance. A força de manuseio imediata é obtida com a aplicação de pressão (>15 PSI). Isso permite que a peça continue sendo processada ou manuseada logo após a colagem.

A colagem é fácil e rápida. À temperatura ambiente (entre 23 °C e 26 °C), aproximadamente 50% da força de aderência máxima é alcançada após apenas 20 minutos – 90% após apenas 24 horas. Com temperaturas mais altas, esse processo pode ser acelerado. Detalhe: as fitas resistem a temperaturas superiores a 230˚C. Isso permite, por exemplo, a colagem antes dos processos de pintura a pó ou pintura líquida.

 

#3 Composição pensada para alta absorção de energia e alívio de tensões

As fitas VHB™ são feitas essencialmente de uma espuma adesiva resistente e viscoelástica, o que proporciona ao material características únicas de absorção de energia e alívio de tensões.

A composição em questão absorve e dissipa a energia e dispersa as tensões da superfície. Por isso, é ideal mesmo para aplicações críticas e de alto impacto, mesmo nas geometrias mais desafiadoras, como na montagem de janelas, portas e placas de sinalização, serviços de eletrônica, construção civil e transportes.

 

#4 Acabamento superior

Com as fitas VHB™, você pode dizer adeus às saliências e rebarbas de rebites, parafusos e soldas. A flexibilidade deste produto pode ser aproveitada para melhorar a estética do acabamento em geral. Como o produto pode ser facilmente ocultado, as superfícies ficam lisas e sem as marcas de distorção de solda.

Além disso, as fitas permitem uma redução do peso e da espessura das peças e, consequentemente, do custo da montagem. Isso não é possível no caso das fixações mecânicas.

 

#5 Ampla gama de materiais

Como já mencionamos, as fitas adesivas VHB™ podem ser usadas na colagem e montagem de uma ampla gama de materiais – metais, plásticos, vidros e materiais compostos. Mas não ficamos por aí não. Por exemplo, as Fitas 3M™ VHB™ para Baixa Energia de Superfície são especialmente desenvolvidas para substratos de difícil adesão, como polipropileno (PP), elastômeros termoplásticos (TPE) e olefinas termoplásticas (TPO), proporcionando mesmo para essas superfícies uma colagem de longa duração, sem a necessidade de uso de primer ou outro promotor de adesão.

 

#6 Distribuição das tensões

Como a tecnologia VHB™, as tensões são distribuídas ao longo de toda a área da fita, não estando concentradas em um ponto específico, como acontece na fixação mecânica. Isso exponencia o tempo de fixação.

 

#7 Aumento da produtividade e diminuição dos custos

Quem não quer um produto que permita fazer mais, em menos tempo e com menos dinheiro? O uso das fitas VHB™ da 3M™ oferece precisamente essa combinação de fatores, possibilitando um processo até cinco vezes mais rápido do que os dos concorrentes que usam fitas de outras marcas. Com as fitas VHB™, obtém-se uma colagem permanente e durável em muito pouco tempo e de forma fácil.

Sem a necessidade esperar horas ou desembolsar recursos em processos adicionais de acabamento (como, por exemplo, os de soldagem), as empresas economizam, reduzem os custos de fabricação e aumentam a produtividade.

Imagine não ter que fazer nenhum investimento inicial em equipamentos de solda, por exemplo. Outro exemplo: no caso da montagem de reforços metálicos, funcionários caros e escassos, como os soldadores, podem ser realocados para trabalhos mais complexos e de alta prioridade, uma vez que os próprios funcionários da produção podem as aplicar fitas VHB™ de forma fácil e rápida. Além disso, é possível economizar nos custos gerais de operação de solda e eliminar os primers desnecessários.

Um bom exemplo das vantagens das fitas 3M™ VHB™ que aqui listamos está na indústria de aviação. Vários fabricantes de aviões já substituíram os sistemas de mecânicos, baseados no uso de rebites, para fixar as tiras de acabamento de aço inoxidável nas asas de aviões. Isso atesta que as fitas acrílicas VHB™ proporcionam uma qualidade, resistência e segurança à altura dos padrões das indústrias mais exigentes do mundo.

Há 28 anos no mercado, a Corsul é referência no fornecimento de equipamentos de segurança, buscando o que há de mais moderno e inovador para os seus clientes.

Você pode adquirir as fitas 3M™ VHB™ em uma de nossas lojas ou faça seu orçamento agora mesmo clicando aqui.

Até o próximo post!

Corsul – O que fazemos envolve você